Os preços altos deverão aumentar “nos próximos três a quatro anos” e colocar abaixo da linha de pobreza “pelo menos 100 milhões de pessoas”
Os preços altos deverão aumentar “nos próximos três a quatro anos” e colocar abaixo da linha de pobreza “pelo menos 100 milhões de pessoas” Trata-se de uma das principais preocupações a nível mundial. Os preços de alguns alimentos duplicaram, nos próximos três a quatro anos manter-se-ão elevados e não vão voltar aos níveis que tinham anteriormente , afirmou o vice-presidente do Banco Mundial, Danny Leipziger.
Os participantes do debate Preços dos alimentos e segurança alimentar , na Cidade do Cabo, África do Sul, defenderam a necessidade de outras respostas para fazer face à crise que diverge das do passado. as respostas tradicionais não vão funcionar. É preciso um pensamento novo e uma combinação e um balanceamento apropriado de políticas , apontou a responsável do Centro africano de Segurança alimentar e especialista em Ciência agrícolas da Universidade sul-africana de Kwazulu-Natal.
Esta crise é diferente de todas as outras que temos visto e não há soluções na gaveta, completa Sheryl Hendricks. a situação actual deriva também de a movimentação de alimentos se ter tornado muito cara por causa do aumento do preço dos combustíveis .
Será necessário proteger os mais vulneráveis promovendo medidas que proporcionem por parte destes um acesso directo aos alimentos , refere a especialista. a longo prazo, a resposta é o aumento da produção agrícola , em especial em África através da concessão de incentivos aos pequenos produtores.