Mais de 220 milhões de crianças e adolescentes, entre os 5 e 17 anos, em todo o mundo, são obrigadas a trabalhar. a maioria encontra-se em África a sul do Sara
Mais de 220 milhões de crianças e adolescentes, entre os 5 e 17 anos, em todo o mundo, são obrigadas a trabalhar. a maioria encontra-se em África a sul do SaraMais de 70 milhões de crianças estão envolvidas em actividades perigosas; 165 milhões têm entre 5 e 14 anos. São números da Organização Internacional do Trabalho (OIT), apresentados nas vésperas da Jornada internacional contra o trabalho infantil, instituída em 2002.
Instrução: resposta justa ao trabalho infantil é o tema que a OIT escolheu para celebrar esta jornada, quando 72 milhões de crianças, em idade da escola primária, não estão escolarizadas. as meninas têm menos possibilidade de frequentar a escola em comparação com os seus colegas meninos.
Estender o acesso a uma instrução gratuita e obrigatória é fundamental para reduzir o fenómeno do trabalho infantil, afirma a OIT. Hoje sabemos que os recursos e as políticas justas podem pôr fim a uma calamidade que marca a vida de muitas famílias no mundo. O recente relatório global da Organização faz notar que a instrução universal até aos 14 anos contribuiu para eliminar o trabalho infantil em muitos países.