Relatório é preocupante: cresceram as violações graves, com assassínios, recrutamento militar de menores e a negação de acesso humanitário a quem necessita
Relatório é preocupante: cresceram as violações graves, com assassínios, recrutamento militar de menores e a negação de acesso humanitário a quem necessitaTem aumentado nos últimos anos o número de violações graves dos direitos das crianças na Somália, de actos de assassínio, violação e recrutamento de crianças-soldado, bem como a negação de acesso humanitário às pessoas que dela necessitam, afirmou o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, ao apresentar um novo relatório sobre o país ao Conselho de Segurança.
O secretário-geral acusa tanto o Governo Federal de Transição (TFG, na sigla inglesa) como os movimentos rebeldes anti-governamentais da autoria destas graves violações contra as crianças. Há crianças a ser mortas e mutiladas em acções militares de tropas etíopes – que têm apoiado o TFG – em confrontos com rebeldes, assim como com manifestantes civis.
a generalização da utilização de crianças em combates por quase todas as forças [militarizadas] do país foi registada, em especial em Mogadíscio, a capital, relatou Ki-moon, acrescentando que o recrutamento de crianças-soldado também está a aumentar, apesar de poderem ser adiantados números exactos.
as forças militarizadas na Somália devem fazer todos os esforços para minimizar as baixas civis durante os confrontos, exortou o secretário-geral.