Tese de mestrado revela primeiros anos de vida pública de Maria de Lourdes Pintasilgo, a partir do arquivo pessoal e com recurso a documentação privada e manuscrita
Tese de mestrado revela primeiros anos de vida pública de Maria de Lourdes Pintasilgo, a partir do arquivo pessoal e com recurso a documentação privada e manuscrita a tese de mestrado Maria de Lourdes Pintasilgo – os anos da JUC (1952-1956) incide particularmente na organização e concretização do I Congresso Nacional da Juventude Universitária Católica, em abril de 1953. Foi neste período, enquanto presidente da Juventude Universitária Católica (JUC), que ela organizou o primeiro congresso daquela instituição, que contou com o apoio do Vaticano e da hierarquia eclesiástica portuguesa.
Em 1956, Maria de Lourdes Pintasilgo assume a presidência do movimento Pax Romana (Movimento Internacional dos Estudantes Católicos), lançando assim a sua carreira internacional . Foi a única mulher que desempenhou o cargo de primeiro-ministro em Portugal, (Julho 1979 e Janeiro 1980).
Foi ainda embaixadora na UNESCO e deputada, do Partido Socialista, ao Parlamento Europeu, em 1987. Faleceu a 10 de Julho de 2004, com 74 anos.
a tese de mestrado deana Filomena amaral, ao que tudo indica a primeira sobre este período, obteve a classificação de muito bom por unanimidade .