Peritos e organizações da sociedade civil da União Europeia vão pronunciar-se sobre as mudanças climáticas
Peritos e organizações da sociedade civil da União Europeia vão pronunciar-se sobre as mudanças climáticasO parlamento da União Europeia vai receber, a 12 e 13 de Junho, na sua sede em Bruxelas, o segundo agorá dos Cidadãos (do grego, que significa lugar da assembleia). Depois do primeiro sobre o futuro da Europa, no ano passado, o Europarlamento abrirá as portas do segundo agorá a 500 representantes de organizações da sociedade civil para falarem de mudanças climáticas.
Peritos internacionais e activistas de organizações que defendem o ambiente vão apresentar aos eurodeputados as suas recomendações. a iniciativa insere-se num longo processo político sobre este desafio global. Recentemente a assembleia publicou um relatório da sua comissão sobre as mudanças climáticas. a 26 de Maio realizou-se a cerimónia dos Energy Globe awards, prémios para projectos que promovem o uso de energias limpas e renováveis em todo o mundo.
Tendo em conta o processo de trabalho legislativo do Parlamento europeu sobre o clima, o encontro servirá para preparar as cimeiras de Poznan, em finais de 2008, e de Copenaghen, em 2009. as conclusões do agorá serão submetidas às instituições europeias e nacionais. Entre os participantes estará Jacqueline McGlade, directora da agência Europeia para o ambiente.