Só em África morrem 14 mil por dia. Revela estes dados o director geral da UNICEF, ann Veneman, durante a quarta Conferência Internacional de Tokyo sobre desenvolvimento africano
Só em África morrem 14 mil por dia. Revela estes dados o director geral da UNICEF, ann Veneman, durante a quarta Conferência Internacional de Tokyo sobre desenvolvimento africanoNo relatório a condição das crianças em África 2008 pode ler-se: Nas comunidades em que existem sistemas sanitários integrados a nível local podem salvar-se muitas vidas. Cinco países a Norte do Sara: argélia, Egipto, Líbia, Marrocos e Tunísia – reduziram as respectivas taxas de mortalidade infantil, ao menos, 45 por cento entre 1990 e 2006.
Estão no caminho certo para conseguir os Objectivos de desenvolvimento Milénio. Estes apontam para uma redução de dois terços da mortalidade infantil, abaixo dos cinco anos, até 2015.
a UNICEF, organismo das Nações Unidas para a Infância, lançou um apelo para investimentos de vulto a fim de melhorar os sistemas sanitários na África sub-sariana. Só assim será possível consolidar os resultados obtidos nos últimos anos. De facto nesta região registam-se sucessos na luta contra a mortalidade infantil.
O relatório aponta ainda como positivo o facto que o acesso ao tratamento das mães e das crianças seropositivas está a aumentar. Partiu de uma base muito baixa (de 12 por cento em 2005). Entre 2004 e 2006, a cobertura de tratamentos anti-retrovirais na prevenção da transmissão mãe-filho do HIV triplicou na África oriental e meridional.