Pelo menos quinze idosos e idosas perderam a vida em ataques motivados pela tradicional suspeita de bruxaria. Não é de excluir a hipótese de que possam ser outros os motivos
Pelo menos quinze idosos e idosas perderam a vida em ataques motivados pela tradicional suspeita de bruxaria. Não é de excluir a hipótese de que possam ser outros os motivosOs jornais diários Nation e Standard de Nairobi informaram ontem, 22 de Maio, que pelo menos quinze velhinhas e velhinhos foram assassinados numa orgia de morte na zona de Kisii, Oeste do país. Todos com mais de oitenta anos de idade, foram queimados dentro das suas próprias habitações.
O pretexto é que traziam azar aos habitantes da zona por serem bruxos ou bruxas. a polícia informa que há mais de 500 pessoas implicadas neste holocausto. Foi um dos ataques mais sangrentos a suspeitos de bruxaria numa região onde é comum este tipo de assassínio.
Há que considerar outras razões, como por exemplo a posse da terra.como afirma um dos habitantes da zona há pessoas contratadas para matar os idosos porque assim outros podem herdar a terra. a notícia macabra já correu o mundo.como missionário neste país, além de me condoer pela perda de vidas humanas, faço duas considerações.
Parece-me importante exaltar o valor da fé cristã que defende a dignidade da pessoas humana desde a concepção até à morte natural. Se estas gentes tivessem assimilado os valores cristãos, tais horrores seriam bem mais raros.
a segunda consideração é mais caseira e interesseira. Vai no sentido de reconhecer que nas regiões do Quénia evangelizadas pelos Missionários da Consolata incidentes deste género felizmente há muito que não se verificam. É uma coroa de glória de que nos ufanamos com razão.