Bento XVI lançou, esta manhã, 11 de Maio, um apelo vigoroso à pacificação do Líbano, perante numerosa multidão, no final da oração na Praça de São Pedro
Bento XVI lançou, esta manhã, 11 de Maio, um apelo vigoroso à pacificação do Líbano, perante numerosa multidão, no final da oração na Praça de São PedroO Papa exortou os libaneses a abandonar toda a lógica de confronto agressivo, que levaria o seu querido país ao irreparável. Nos últimos dias as milícias do Hezbollah ocuparam as estradas de Beirute Oeste como resposta à tentativa do governo de Fouad Sinora de dominar a sua força militar paralela ao exército.
Bento XVI afirmou que tem seguido com profunda preocupação, nos últimos dias, a situação do Líbano, onde ao fracasso da via política se seguiu, primeiro, a violência verbal e, depois, os confrontos armados, com numerosos mortos e feridos.
a situação em Beirute está agora mais calma, embora se registem ainda confrontos e tensões em Tripoli, no norte do país. O diálogo, a mútua compreensão e a procura do compromisso razoável são o único caminho que pode restituir ao Líbano as suas instituições e à população a segurança necessária para uma vida diária digna e rica de esperança no amanhã, afirmou o Papa.
No Líbano convivem, há séculos, 17 comunidades cristãs e muçulmanas. as comunidades que compõem o Líbano são, ao mesmo tempo, uma riqueza, uma originalidade e uma dificuldade, disse o Papa. Mas fazer viver o Líbano é uma tarefa de todos os seus habitantes.