No dia dedicado a este comércio que se quer transformador, num jardim da capital há exposições e vendas
No dia dedicado a este comércio que se quer transformador, num jardim da capital há exposições e vendas10 de Maio é o Dia Mundial do Comércio Justo. Este sábado, já a partir das 10h até às 19h, o jardim do Príncipe Real, em Lisboa, é um dos locais onde será assinalada a data com exposições e venda de produtos.
Promovido pelas associações CIDaC, Ecos do Sul e Mó de Vida, o evento apresenta uma mostra de panos tradicionais da Guiné-Bissau que, segundo a organização foram recentemente integrados no circuito do Comércio Justo, e dá a oportunidade de conhecer e adquirir outros produtos alimentares e de artesanato.
as organizações promotoras representam o Espaço por um Comércio Justo (ECJ) em Portugal, uma rede de âmbito ibérico que promove um Comércio Justo transformador. De acordo com o documento de apresentação deste evento, trata-se de aplicar os princípios do Comércio Justo para todos os actores da cadeia comercial, desde a produção até ao consumo. acrescentam as três organizações do ECJ: apostamos num trabalho assente na economia social e na defesa da soberania alimentar, negando por exemplo a venda nas grandes superfícies ou parcerias com as multinacionais.
Hoje, 10 de Maio, em Lisboa, há a possibilidade de contribuir para esta transformação.