Comissão internacional constituída. Ban Ki-moon pede soluções “em tempo recorde”. Porque “os meios de subsistência de centenas de milhões de pessoas estão ameaçados”
Comissão internacional constituída. Ban Ki-moon pede soluções “em tempo recorde”. Porque “os meios de subsistência de centenas de milhões de pessoas estão ameaçados” a crise do preço dos alimentos se não for devidamente tratada, poderá provocar múltiplas crises em cascata, afectando o comércio, o desenvolvimento e mesmo a política social e de segurança em todo o mundo, alertou Ban Ki-moon.
Por isso, o secretário-geral das Nações Unidas pediu esta terça-feira que seja constituída uma task force internacional sobre esta crise alimentar mundial que em tempo recorde apresente propostas, uma vez que é urgente uma resposta mundial de emergência. Os meios de subsistência de centenas de milhões de pessoas estão ameaçados, afirmou Ki-moon, na apresentação desta iniciativa.
Esta comissão internacional de trabalho irá preparar um plano de acção global para fazer face à subida dos preços dos produtos alimentares. O grupo, que reúne os responsáveis das principais agências das Nações Unidas, o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI), bem como peritos de todo o mundo, realizará a sua primeira reunião em Nova Iorque na próxima semana.