Grupo de cientistas diz que é possível servir melhor os pobres e famintos do mundo.com uma Política mais equitativa
Grupo de cientistas diz que é possível servir melhor os pobres e famintos do mundo.com uma Política mais equitativaUm grupo de 400 cientistas está a apelar ao mundo que altere radicalmente a forma como se distribui a comida para melhor servir os pobres e famintos e melhor proteger os recursos do planeta.
É uma mensagem que nem sempre tem tido eco em algumas partes do mundo. Se os poderosos agora estiverem dispostos a ouvi-la, então poderemos esperar uma política mais equitativa que tome em conta os interesses dos mais pobres, afirmou Bob Watson, o director do Instituto Internacional de avaliação das Ciências agrícolas e de Tecnologia para o Desenvolvimento (IaaSTD, na sigla inglesa).
a agricultura moderna trouxe aumentos significativos na produção de alimentos, mas os seus benefícios têm sido desiguais, com um custo elevado para os pequenos agricultores, trabalhadores, comunidades rurais e ambiente, de acordo com o novo relatório do IaaSTD.
O grupo, que é patrocinado por várias agências da ONU, incluindo a FaO e o Programa ambiental das Nações Unidas (UNEP), bem como pelo Banco Mundial, propõe colocar em prática medidas que impulsionem a produção, mas também protejam e conservem preciosos recursos, como a água, as florestas e a biodiversidade.