+ infoAcontecer
Portugal
Ecologia integral no centro de formação dedicada ao clero
Texto J.B. | Foto UNCTAD | 18/01/2020 | 13:10
Jornadas de atualização do clero das dioceses do sul de Portugal são dedicadas à ecologia integral e contam com intervenientes como Peter Turkson e Rino Fisichella
imagem

Peter Turkson, cardeal e presidente do Departamento para o Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano, vai deslocar-se a Portugal e aproveitará essa ocasião para dinamizar duas conferências dedicadas à ecologia integral. As intervenções do responsável vão decorrer no âmbito das «Jornadas de atualização do clero das dioceses do sul», que arrancam esta segunda-feira, 20 de janeiro, e que se prologam até à quinta-feira seguinte, dia 23, em Albufeira.

A primeira das conferências proferidas pelo cardeal está prevista para esta segunda-feira e será subordinada ao tema «Direitos Humanos e desenvolvimento integral: o homem no centro». A segunda palestra acontece no dia seguinte e tem como tema «Direitos Humanos e Criação». As comunicações são dirigidas ao clero das dioceses do sul, que compreendem o Algarve, Beja, Évora e Setúbal.

Além de Peter Turkson, vão intervir também Rino Fisichella, cardeal e presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, assim como Martín Carbajo, franciscano e professor da Pontifícia Universidade Antonianum e da Academia Alfonsiana, em Roma (Itália).

Entre a lista de oradores está também Francisco Ferreira, presidente da associação ambientalista Zero), Fernando Carvalho Rodrigues, físico, José Augusto Martins Ramos, catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e Pedro Vaz Patto, presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz.

Os diversos conferencistas vão debruçar-se sobre a encíclica «Laudato Si», o futuro da humanidade, os direitos dos animais e os direitos dos humanos. As jornadas são dinamizadas pelo Instituto Superior de Teologia de Évora, com o tema «Ecologia integral: o homem no centro da Criação».

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.