+ infoAcontecer
Mundo
ONU destaca papel dos jovens na defesa dos Direitos Humanos
Texto F.P. | Foto ONU | 10/12/2019 | 10:23
Secretário-geral das Nações Unidas enaltece o ativismo dos mais novos na luta pelo direito que têm «a um futuro de paz, justiça e igualdade de oportunidades»
imagem
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, destacou a luta dos jovens de todo o mundo para tornarem os direitos humanos uma realidade em todos os países, numa mensagem alusiva ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, que se assinala esta terça-feira, 10 de dezembro.

Segundo o líder da ONU, os jovens estão a organizar-se, a manifestar-se e a defender várias causas, e a pedir «o direito a um meio ambiente saudável, direitos iguais para mulheres e meninas, o direito de participarem em tomadas de decisão e de expressarem as suas opiniões livremente».

Já a alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, apontou 2019 como «um ano de enorme ativismo, principalmente entre os jovens», dando o exemplo da Cimeira do Clima que decorre em Madrid, Espanha, onde «crianças, adolescentes e jovens adultos, se levantaram e se manifestaram sobre a crise que o planeta enfrenta».

«É o futuro dessas pessoas que está em jogo e o futuro de todos aqueles que ainda nem nasceram. São eles que terão de lidar com todas as consequências das ações, ou falta de ação, das gerações mais velhas», afirmou a responsável, sublinhando que «um mundo com direitos humanos enfraquecidos é um mundo que está a voltar para um passado sombrio, quando os poderosos podiam atacar os impotentes com poucos ou nenhum limite moral ou legal».
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.