+ infoAcontecer
Mundo
União Europeia anuncia novo pacote de ajudas para refugiados sírios
Texto F.P. | 08/12/2019 | 13:44
Fundos serão distribuídos pelos dois dos principais países de acolhimento: a Jordânia e ao Líbano. Programa de apoio prolongado até finais de 2023
A União Europeia (UE) anunciou esta semana um novo pacote de ajudas para apoiar os refugiados sírios e as comunidades de acolhimento na Jordânia e no Líbano. Os fundos, que totalizam 297 milhões de euros, serão disponibilizados através do Fundo Fiduciário da UE para a Síria, cujo mandato foi prolongado até finais de 2023.

Em comunicado, a Comissão Europeia explicou que em relação ao Líbano, 45 milhões serão destinado para apoiar o desenvolvimento económico e a estabilidade social, 48 milhões para melhorar os serviços de águas públicas para as comunidades de acolhimento e a população de refugiados sírios, e 70 milhões para facilitar o acesso a serviços sanitários de qualidade às pessoas mais vulneráveis.

A Jordânia irá receber 59 milhões de euros para fortalecer a autonomia dos refugiados e das comunidades locais, estabelecer um sistema nacional de segurança social e favorecer a criação de empregos «decentes». Também receberá 39 milhões para criar um «sólido» sistema de gestão de resíduos nos campos de refugiados sírios.

Por fim, o novo pacote de ajudas inclui ainda uma verba de 36 milhões de euros para apoiar as necessidades dos refugiados palestinianos que chegaram à Jordânia e ao Líbano, a partir da Síria. Com este financiamento, o Fundo Fiduciário já mobilizou 700 milhões de euros para o Líbano, 500 milhões para a Turquia, 400 milhões para a Jordânia e mais de 150 milhões para o Iraque, desde que entrou em vigor, em dezembro de 2014.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.