+ infoAcontecer
Mundo
«Voluntariado é um mecanismo poderoso para envolver as pessoas»
Texto F.P. | Foto USMP / Eric Bridiers | 05/12/2019 | 10:21
Todos os dias, cerca de um bilião de voluntários fazem a diferença para as pessoas e comunidades onde vivem e trabalham, contribuindo para a redução da desigualdade
imagem
A Agenda 2030 «exige um mundo justo, equitativo, tolerante, aberto e socialmente inclusivo, no qual as necessidades dos mais vulneráveis sejam atendidas», e o voluntariado, que envolve todos dos dias cerca de um bilião de pessoas a nível global, é uma ferramenta poderosa para ajudar a alcançar estes objetivos, lembrou esta quinta-feira, 5 de dezembro, o secretário-geral das Nações Unidas.

Numa mensagem alusiva ao Dia Internacional do Voluntário, António Guterres enalteceu os voluntários que dia após dia fazem a diferença para as pessoas e comunidades onde vivem e trabalham, onde criam laços sociais e dão voz a grupos marginalizados e vulneráveis.

O «voluntariado é um mecanismo poderoso para envolver as pessoas, especialmente as que são deixadas mais para trás no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Quando as pessoas são voluntárias, elas ligam-se com outras pessoas e promovem um senso de propósito», sublinhou o líder da ONU.

Guterres destacou ainda que os voluntários são frequentemente os primeiros a agir em momentos de crise, ao dedicarem o seu tempo, habilidades e paixão, para tornarem o mundo um lugar melhor. Este ano, para celebrar a efeméride, foi escolhido o tema «Voluntário para um futuro inclusivo», para realçar a ideia de que através do voluntariado, as pessoas contribuem para sociedades mais inclusivas e igualitárias.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.