+ infoAcontecer
Mundo
Importância das plantas no combate à fome é tema de concurso
Texto F.P. | Foto FAO | 09/12/2019 | 07:02
Agência das Nações Unidas vai aproveitar o Ano Internacional da Saúde das Plantas, que se comemora em 2020, para lançar um concurso de fotografia aberto a profissionais e amadores
imagem
Quase metade das culturas alimentares perde-se todos os anos por causa de pragas e doenças que afetam as plantas, o que deixa milhões de pessoas sem acesso a comida e prejudica seriamente a agricultura, uma das principais fontes de rendimento para as comunidades rurais. Para sensibilizar a comunidade internacional para este problema, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) está a promover um concurso de fotografia, aberto a imagens que ilustrem a ideia de plantas saudáveis e nocivas. A competição é aberta a profissionais e amadores.

Integrado no âmbito do Ano Internacional da Saúde das Plantas, que se assinala em 2020, o concurso aceita candidaturas até 15 de junho do próximo ano, e visa também ajudar a acabar com a fome, reduzir a pobreza, proteger o meio ambiente e impulsionar o desenvolvimento económico.

Segundo dados da FAO, as plantas saudáveis compõem 80 por cento dos alimentos ingeridos no mundo e produzem 98 por cento do oxigénio respirado por todos. O valor anual do comércio de produtos agrícolas cresceu quase três vezes na última década, principalmente nas economias emergentes e nos países em desenvolvimento. Porém, a saúde das plantas está cada vez mais ameaçada.

Na origem destas ameaças estão as mudanças climáticas e as atividades humanas, que têm alterado os ecossistemas, reduzido a biodiversidade e criado novos nichos onde as pragas podem prosperar, e o aumento significativo das viagens e comércio internacionais, que agrava o risco de propagação de pragas e doenças.

Os especialistas consideram, por isso, que a prevenção é fundamental para evitar o impacto devastador do problema na agricultura, nos meios de subsistência e na segurança alimentar. Daí, quererem depois exibir as fotos vencedoras do concurso em eventos e plataformas digitais por todo o mundo.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.