+ infoAcontecer
Fátima
Pintor fala sobre o estado da arte em museu de Fátima
Texto J.B. | Foto Jacinto Luís | 19/11/2019 | 16:20
Com produções artísticas expostas nos EUA, Colômbia e Suécia, Jacinto Luís é natural de Fátima e vai agora expor os seus trabalhos no Consolata Museu
imagem

«Sem título» é o nome de uma nova exposição de pintura que vai estar patente no Consolata Museu, em Fátima. A mostra será inaugurada no próximo sábado, 23 de novembro, pelas 16h00, e contará com a presença do seu autor, Jacinto Luís. «Estaremos à conversa com o conceituado pintor, procurando conhecer o seu percurso, bem como alguns aspetos da sua perspetiva acerca do mundo artístico na atualidade», explicam em comunicado os responsáveis pelo espaço museológico dos Missionários da Consolata.

Com o nome «Sem título – Pintura de Jacinto Luís», a inauguração da exposição será uma ocasião para mais uma edição do «Chá com arte», uma iniciativa do Consolata Museu, com entrada livre, que alia à conversa sobre o mundo artístico a degustação de chá e bolos regionais. Segundo os responsáveis pela iniciativa, a exposição será uma «grande oportunidade para apreciar trabalhos do pintor», nascido em 1945 na localidade de Maxieira, em Fátima, e que apesar de ter deixado a sua aldeia aos 19 anos de idade, não esqueceu «as suas raízes, regressando sempre que pode».

O pintor residiu em Paris (França), onde surgiram «os seus primeiros trabalhos em desenho e pintura», tendo sido também «bolseiro do governo italiano» e frequentado a Academia das Artes em Roma (Itália). Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, em Paris, tendo passado também por Madrid. Atualmente vive em Lisboa. O artista expôs trabalhos em Portugal, França, Estados Unidos da América, Colômbia, Bruxelas, Suécia, e, entre outros, Espanha.

Jacinto Luís «está representado em coleções públicas e privadas, nomeadamente: Banco de Portugal, BPI, Bolsa de Valores, CGD, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Oriente (Lisboa e Macau), Fundação Cupertino de Miranda e Parlamento Europeu». A exposição «Sem título – Pintura de Jacinto Luís» pode ser visitada no Consolata Museu | Arte Sacra e Etnologia até ao próximo dia 5 de janeiro de 2020, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.