+ infoAcontecer
Mundo
Pecado ecológico pode entrar no catecismo católico
Texto F.P. | Foto Lusa | 15/11/2019 | 17:21
Papa revelou que a Igreja Católica está a pensar introduzir a noção de «pecado ecológico» no catecismo. O tema foi aprofundado no Sínodo sobre a Amazónia que decorreu em outubro
imagem
«Estamos a pensar em introduzir o pecado ecológico no catecismo da Igreja Católica, o pecado contra o lar comum», anunciou o Papa Francisco, esta sexta-feira, 15 de novembro, no âmbito do XX Congresso Internacional da Associação de Direito Penal, realizado em Roma, Itália.

Segundo o Santo Padre, citado pelas agências internacionais, «um sentido elementar de justiça implicaria que alguns comportamentos, dos quais as empresas são geralmente responsáveis, não fiquem impunes. Em particular, todos aqueles que podem ser considerados ecocídios», ou seja, acções como «a poluição maciça do ar, da terra e dos recursos hídricos, a destruição em grande escala da flora e da fauna e qualquer ação capaz de produzir um desastre ecológico ou destruir um ecossistema».

Para o Papa, o mundo enfrenta uma série de «crimes contra a paz», que devem ser reconhecidos como tal pela comunidade internacional. Nesse sentido, apelou «a todos os líderes e representantes do setor que contribuam para garantir a proteção adequada da nossa casa comum».

O Pontífice lembrou ainda que o Sínodo dos Bispos sobre a Amazónia, realizado em outubro em Roma, em que foram abordados os problemas ambientais e a ordenação sacerdotal de homens casados, já propunha definir o pecado ecológico como uma ação contra Deus, a comunidade e o meio ambiente.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.