+ infoAcontecer
Mundo
Marcelo inaugura em Roma exposição dedicada a Fátima
Texto J.B. | Foto Lusa | 12/11/2019 | 16:10
Exposição reúne oito dezenas de fotografias a preto e branco, que retratam a visita de diversos Papas a Portugal
imagem

A visita de diversos Papas a Portugal está retratada na exposição «Papas peregrinos em Fátima», que se encontra patente no Instituto Português de Santo António em Roma (IPSAR), Itália. A exposição reúne fotografias de Rui Ochoa e foi inaugurada por Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa, que se encontra em Roma a propósito de uma visita de Estado ao país. A mostra conta com 80 fotografias a preto e branco, duas das quais pertencentes ao arquivo fotográfico do Santuário de Fátima.

«A grande riqueza desta exposição por um lado demonstra o talento do fotógrafo mas também demonstra o peso do tema inspirador do fotógrafo: há uma parte que é mérito do fotógrafo, há uma parte enorme que é mérito de Fátima, que o mesmo é dizer que é mérito de Portugal», disse Marcelo Rebelo de Sousa, na última segunda-feira, 11 de novembro, adiantando que nas fotografias de Rui Ochoa está representado o «povo português católico, o povo peregrino em Fátima».

O Presidente da República disse ainda que espera que seja possível dar forma a uma nova exposição, com a «muito significativa visita do Papa» no âmbito da próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, que vai acontecer em Lisboa, e que representará a «projeção de Portugal no mundo». «Lá estará o Papa. Significará que a história que começou há muitos séculos, de ligação entre a Santa Sé e Portugal, continua no presente e vai prosseguir no futuro», disse o Chefe de Estado português.

O catálogo da exposição conta com uma introdução de António Marto, cardeal e bispo na diocese de Leiria-Fátima, para quem «Fátima continua a ser `manto de luz sobre o mundo´, luz que também irradia através desta bela e rica exposição fotográfica de Rui Ochoa para futura memória». A cerimónia inauguração da mostra foi dinamizada por António de Almeida Lima, embaixador de Portugal junto da Santa Sé, e por monsenhor Agostinho Borges, reitor do IPSAR.

Visitaram o Santuário de Fátima São Paulo VI, São João Paulo II, o Papa emérito Bento XVI e o Papa Francisco. Depois da sessão de abertura da exposição, que poderá ser conhecida até ao dia próximo dia 30 de novembro, Marcelo Rebelo de Sousa visitou a Igreja de Santo António dos Portugueses.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.