+ infoAcontecer
Portugal
Universitários desafiados a partir em missão para o Médio Oriente
Texto J.B. | Foto Lusa | 09/11/2019 | 15:56
Após um período formativo, estudantes de Braga têm a oportunidade de partir em missão para países marcados por diversos conflitos
imagem

Um projeto que leva a comunidade académica de Braga até países do Médio Oriente vai ser apresentado na próxima quarta-feira, 13 de novembro, no Centro Pastoral Universitário de Braga, às 19h00. Com o nome «ICTHUS», o programa consiste numa «missão de curta duração» em países «marcados por conflitos ideológicos, religiosos, políticos e territoriais», dos quais surgem «desigualdades, tensões e vulnerabilidades, que ameaçam constantemente a paz», referem os promotores da iniciativa.

 

A iniciativa é promovida pelos membros da Pastoral Universitária de Braga com o objetivo de levar estudantes do ensino superior a «refletir sobre a origem da dimensão valorativa e religiosa que caracterizam» o contexto ocidental, na sua «matriz judaico-cristã». Além disso, pretende-se promover «o estreitar de relações entre as diferentes culturas e religiões, sensibilizando os jovens para os conflitos e para o papel das missões cristãs nos países em causa».

 

A designação e o logótipo do projeto «ICTHUS» baseiam-se no «símbolo dos primeiros cristãos, que eram perseguidos e que usavam o símbolo do peixe como forma de se identificarem». Os jovens que decidirem integrar este projeto têm à sua espera um itinerário de preparação, que se deverá prolongar durante «sete meses, com encontros semanais», nos quais será apresentado aos mais novos um «conjunto de ações para os levar a refletir sobre as diversas dimensões de um projeto missionário».

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.