+ infoAcontecer
Fátima
Ano Missionário encerra com peregrinação a Fátima
Texto Albino Brás | 18/10/2019 | 18:22
O próximo domingo, Dia Mundial das Missões, fica marcado também pela conclusão do Ano Missionário, com a peregrinação nacional ao Santuário de Fátima
O Ano Missionário, convocado pela Conferência Episcopal Portuguesa, termina este domingo, 20 de outubro, Dia Mundial das Missões, em Fátima, com uma peregrinação nacional presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente.

Do programa da peregrinação, que começa pelas 09h00, com a concentração dos peregrinos junto à Capelinha das Aparições, destacamos a recitação do terço, pela 10h00, seguido da Eucaristia, às 11h00, presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa. A tarde (das 15h00 às 17h00), fica preenchida por várias atividades no Centro Pastoral Paulo VI, que incluem vídeo, música e testemunhos missionários.

Os bispos portugueses, recorde-se, acolheram o pedido do Papa Francisco e propuseram celebrar o mês de outubro como etapa final de um Ano Missionário em todas dioceses do país. E sugeriram uma peregrinação nacional a Fátima, a realizar no dia 20 de outubro 2019, dia em que a Igreja celebra universalmente o Dia Mundial das Missões (DMM).

Na sua mensagem para o DMM deste ano: «Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo», o Santo Padre afirma que «a celebração deste mês ajudar-nos-á a reencontrar o sentido missionário da nossa adesão de fé a Jesus Cristo, fé recebida como dom gratuito no batismo. Cada um de nós é uma missão no mundo, porque fruto do amor de Deus».

O Dia Mundial das Missões assinala-se na Igreja desde 1926, altura em que o Papa Pio XI ordenou que «em todo o mundo católico se celebrasse anualmente, no penúltimo domingo do mês de outubro, um dia de oração e de ofertas em prol da propagação da fé».
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.