+ infoAcontecer
Portugal
Língua portuguesa vai ser celebrada a nível mundial
Texto F.P. | Foto FM | 18/10/2019 | 16:23
Proposta apresentada às Nações Unidas foi aprovada por unanimidade. Em 2020, o Dia Mundial da Língua Portuguesa será celebrado em todo o planeta, com direito a um programa especial na sede da UNESCO
imagem
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) decidiu esta sexta-feira, 18 de outubro, por unanimidade, instituir o dia 5 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa, uma efémeride que será assinalada pela primeira vez no próximo ano com direito a um programa especial na sede da agência da ONU.

«O 5 de maio de 2020 vai ser um grande dia na UNESCO e esperamos ocupar durante 15 dias estes corredores com questões relacionadas com a arte, literatura, música e que isso tenha consequências concretas», disse o embaixador português António Sampaio da Nóvoa, em declarações à agência Lusa.

Na proposta apresentada ao conselho executivo da UNESCO, os países lusófonos argumentaram que a língua portuguesa é a mais falada do hemisfério Sul e que foi também a língua da primeira vaga de globalização, deixando palavras e marcas noutras línguas no mundo.

Segundo Sampaio da Nóvoa, este é «um passo» para que a língua portuguesa se torne língua de trabalho na ONU – atualmente as línguas de trabalho desta organização mundial são o inglês, francês, chinês, espanhol, árabe e russo. «Temos de ir dando pequenos passos, são passos de aproximação em que nós vamos chamando a atenção para a importância da língua. São movimentos no sentido do reconhecimento do português como língua da cooperação internacional», sublinhou o diplomata.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.