+ infoAcontecer
Mundo
«Investir na resiliência ao clima cria empregos e poupa dinheiro»
Texto F.P. | Foto Lusa | 15/10/2019 | 07:02
Investimentos em casas, escolas, hospitais e infraestruturas na próxima década devem ter o foco na resiliência climática e redução do riscos de desastres, alerta o secretário-geral das Nações Unidas
imagem
Os desastres naturais podem apagar décadas de desenvolvimento em minutos. Para evitar que isto aconteça, o secretário-geral das Nações Unidas alerta que os investimentos previstos para a próxima década na construção de novas casas, escolas, hospitais e infraestruturas, devem ter como preocupação principal «a resiliência climática e a redução do risco de desastres».

«Investir na resiliência ao clima cria empregos e poupa dinheiro», defende António Guterres, lembrando que uma infraestrutura mais resiliente ao clima pode gerar seis vezes mais benefícios do que o seu custo. Para cada dólar investido, seis dólares podem ser economizados.

Segundo o líder da ONU, «é preciso garantir que escolas e hospitais são construídos para resistir, em localizações apropriadas e de acordo com os códigos de urbanização». Em Moçambique, por exemplo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estima que mais de 3,4 mil salas de aula tenham sido danificadas ou destruídas pelos ciclones Idai e Kenneth.

Quanto aos hospitais, a Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que serão precisos cinco anos para recuperar toda a infraestrutura de saúde danificada. Cerca de 113 unidades de saúde foram parciais ou totalmente danificadas.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.