+ infoAcontecer
Portugal
Tradições de dez países exibidas no Algarve
Texto J.B. | 17/08/2019 | 11:01
Grupos folclóricos de dez países, incluindo o Japão e o Chile, vão rumar ao sul de Portugal para participarem no FolkFaro. O evento vai terminar na Sé de Faro com uma celebração ecuménica que incluirá uma «mensagem de paz»
imagem
Dez países além de Portugal vão estar representados na 17ª edição do FolkFaro, um festival de folclore, que vai realizar-se no Algarve, entre este sábado, 17 de agosto, e o dia 25 seguinte. O evento, que deverá tornar Faro na «capital do folclore e da etnografia», é considerado uma «referência a nível regional e nacional», conforme destacam os serviços de comunicação da região.

Vão participar no evento grupos oriundos de Bogotá (Colômbia), Presov (Eslováquia), Cádiz (Espanha), Hiroshima (Japão), Boguchwala (Polónia), Cidade do México (México), Tarapacá (Chile) e Yunlin (Taiwan). Não faltarão também as cidades do Rosário e Santa Fé (Argentina), e Pendik e Istambul (Turquia).

Vão também marcar presença grupos folclóricos de regiões portuguesas como o Baixo Minho, Ribatejo, Douro Litoral e São Brás de Alportel. O programa do certame está repleto de diversos espetáculos e contempla também a «Feira dos doces, frutos secos e bebidas regionais». Além dos grupos folclóricos é esperada a participação do «Clube de Danças João de Deus e da Associação São Brás Bailando».

Além do centro histórico de Faro, as atuações vão acontecer em Loulé, Olhão, São Brás de Alportel, Tavira e Vidigueira, perfazendo um total de 15 localidades. O FolkFaro prevê também animação de rua, desfiles dos grupos, programas especiais para crianças na biblioteca e no Refúgio Aboim Ascensão, iniciativas para seniores e um programa especial para os reclusos no estabelecimento prisional.

Estão ainda programados ateliês de dança. O último dia do certame ficará marcado por uma celebração ecuménica na Igreja da Sé. Da cerimónia fará parte uma «mensagem de paz e união entre os povos», conforme destacam os serviços de comunicação da Câmara Municipal de Faro. O evento é organizado pelo Grupo Folclórico de Faro, com o apoio da Câmara Municipal de Faro, entre muitos outros organismos.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.