+ infoAcontecer
Fátima
«É preciso tão pouco para ser feliz»
Texto Juliana Batista | Foto Santuário de Fátima | 20/07/2019 | 09:18
Há 13 anos que voluntários se dedicam a cuidar dos mais frágeis, para que outros possam descansar. A experiência é «transformadora»
imagem

Cidadãos de boa vontade continuam a disponibilizar-se, ano após ano, para cuidar de pessoas com deficiência, de forma a proporcionar aos seus cuidadores habituais uma semana de descanso. Esta iniciativa é designada “Vem para o meio – Férias para pais de pessoas portadoras de deficiências”, e realiza-se em Fátima, pelo 13.º ano consecutivo.

 

«São dias de uma alegria muito real, e são profundos os encontros que reúnem os voluntários para avaliar o dia. Para muitos, a experiência é profundamente transformadora. É preciso tão pouco para ser feliz», considera José Nuno Silva, sacerdote e diretor do departamento de pastoral da Mensagem de Fátima. «Gostamos de estar uns com os outros, sem disfarces e com naturalidade, tudo é o que parece, são poucas as convenções. É uma experiência daquela simplicidade que a vida havia de ser se não complicássemos com necessidades artificiais», frisa o responsável.

 

A iniciativa é alvo de uma «elevada procura». «Todos os anos nos vemos obrigados a não aceitar todos os que nos procuram», lamenta José Nuno Silva, adiantando que tal é «sinal da insuficiência» de respostas no setor. «O cansaço de quem cuida pode tornar-se insuportável», alertou o responsável. A iniciativa vai realizar-se em cinco turnos, a partir deste sábado, 20 de julho, e prolonga-se até ao dia 30 de agosto.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.