+ infoAcontecer
Mundo
24.º World Scout Jamboree
Sustentabilidade no centro de acampamento mundial de escuteiros
Texto J.B. | Foto 24.º World Scout Jamboree | 20/07/2019 | 15:57
Perto de 800 adolescentes portugueses vão juntar-se a milhares de jovens de 150 países nos EUA, para viverem o «espírito escutista da fraternidade mundial»
imagem

O 24.º World Scout Jamboree, um acampamento mundial de escuteiros que se realiza de quatro em quatro anos, vai contar com a participação «45 mil escuteiros» de 150 países, entre eles 784 portugueses, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos. O encontro vai decorrer entre segunda-feira, 22 de julho, e o dia 2 de agosto, no Summit Bechtel Reserve, no Estado da Virgínia Ocidental (Estados Unidos da América), um «dos maiores centros escutistas mundiais».

 

A «sustentabilidade» é a temática que orientará o encontro, indicam os serviços de comunicação do Corpo Nacional de Escutas (CNE), adiantando que «pela primeira vez», o contingente vai ter «um restaurante» onde, diariamente, «uma equipa de voluntários vai cozinhar pratos típicos».

 

Ao longo do encontro, os escuteiros católicos vão realizar mergulho, trilhos pedestres, slide, arborismo, BTT, skate e muitas outras atividades físicas. Destaque para a realização do «Dia das culturas», uma atividade dedicada à «partilha e troca cultural», e para a dinamização do habitual «Espaço de fé e crenças», onde os escuteiros têm a oportunidade de «crescer em tolerância».

 

De acordo com o CNE, a participação dos jovens neste encontro permite-lhes «explorarem novos horizontes e desenvolverem-se física e intelectualmente». Além disso, o evento constitui-se como um meio onde os escuteiros vivem «aventuras inesquecíveis, constroem amizades e fazem pontes para o futuro, na construção de um mundo melhor». Todos os participantes são seguidores do «ideal de Baden Powel», fundador do escutismo, e, por isso, vivem o «espírito escutista da fraternidade mundial».

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.