+ infoAcontecer
Portugal
Papa nomeia novo bispo auxiliar do Porto
Texto J.B. | Foto Diocese do Porto | 17/07/2019 | 16:27
Aos 58 anos, Vitorino Soares torna-se bispo auxiliar do Porto, depois de vastos anos de serviço aos cristãos do norte do país
imagem

Vitorino José Pereira Soares, pároco de Castelões de Cepeda e de Madalena, em Paredes, foi nomeado bispo auxiliar do Porto pelo Papa Francisco, esta quarta-feira, 17 de julho, segundo comunicado da Nunciatura Apostólica em Portugal. O novo bispo auxiliar para a cidade invicta tem 58 anos de idade e é natural de Penafiel.

A ordenação episcopal de Vitorino Soares está prevista para o próximo dia 29 de setembro, e deverá realizar-se na Sé do Porto, de acordo com as informações fornecidas por Manuel Linda, bispo na diocese do Porto, através de uma mensagem de felicitação direcionada ao novo bispo auxiliar da diocese.

 

O bispo do Porto destaca a ligação «genética» de Vitorino Soares à região. «Esta ligação `genética´ ao Porto, ao seu clero, religiosos e leigos, tornam-no particularmente sensível para a compreensão das habituais vivências, específicas sensibilidades e justas aspirações da nossa diocese», destaca Manuel Linda.

Vitorino Soares dirigiu-se já aos diocesanos. «Este dom e este desafio, não são só meus, por isso, também os partilho com toda a diocese do Porto e agradeço ao Papa Francisco este gesto de confiança. Deus com o Seu Espírito me fortaleça neste novo serviço e me ajude a corresponder com as minhas pobres limitações.»

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.