+ infoAcontecer
Mundo
OMS reúne de emergência para avaliar evolução do ébola
Texto F.P. | Foto OMS / Chris Black | 17/07/2019 | 12:43
Comité vai decidir se será necessário declarar o atual surto na República Democrática do Congo numa situação de Emergência Internacional. Encontro foi convocado após ter sido detetado um caso a uma das cidades mais povoadas
imagem
A Organização Mundial de Saúde (OMS) convocou para esta quarta-feira, 17 de julho, uma reunião do seu Comité de Emergência para avaliar a evolução do surto de ébola na República Democrática do Congo (RDC) e decidir ser será necessário declarar a Emergência Internacional.

O encontro foi convocado depois de se ter confirmado que a doença chegou a uma das cidades mais povoadas, que está a 20 quilómetros da fronteira com o Ruanda e faz aumentar o risco de propagação. No final, os especialistas farão uma recomendação ao diretor-geral da OMS, se é para manter o nível de alerta atual ou se deve ser elevado.

Esta é a terceira vez que o órgão científico se reúne para avaliar a epidemia que alastra na RDC e já provocou 1.655 mortos. Nas reuniões anteriores, concluiu-se que a situação não reunia os critérios para ser considerada um caso de emergência sanitária de alcance internacional. Uma decisão deste tipo tem duras consequências para o país, que entra numa espécie de isolamento internacional.

O primeiro caso de ébola na cidade de Goma foi confirmado na segunda-feira, 15 de julho, e veio reforçar a ideia de que o surto epidémico pode sair do controlo a qualquer momento. O Ruanda é o país mais próximo da zona afetada pela epidemia, atualmente, e já está a por em marcha um plano de preparação, coordenado pela OMS, com mensagens de sensibilização dirigidas aos trabalhadores dos serviços de saúde e das comunidades.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.