+ infoAcontecer
Fátima
Padre cego celebra Missa no Santuário de Fátima
Texto J.B. | Foto Santuário de Fátima | 15/07/2019 | 16:14
Apenas um dia depois de ter sido ordenado sacerdote, Tiago Varanda deslocou-se a Fátima para celebrar uma Eucaristia, onde também estiveram presentes os seus amigos e familares
imagem

Tiago Varanda, o primeiro padre cego em Portugal, ordenado no último domingo, 14 de julho, esteve na Capelinha das Aparições esta segunda-feira, dia 15, onde celebrou a Missa. A visita teve também o propósito de consagrar o seu ministério a Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

«Quis vir consagrar também o meu ministério sacerdotal às mãos da nossa Mãe, porque sei que, com Ela, mais facilmente me posso unir a Jesus», disse o sacerdote recém-ordenado, em declarações aos serviços de comunicação do Santuário de Fátima.

«Os sons das pessoas, do sino e de um ou outro passarinho, transportam-me para a paz que é este lugar, e o cheiro característico das velas para a devoção e para o recolhimento… Tudo com muita lentidão e serenidade, que ajudam muito a parar e a concentrar-me em Deus», explicou o sacerdote de 35 anos de idade, natural de Lamego.

Já no final de 2018, Tiago Varanda, na altura diácono recém-ordenado, tinha estado na Capelinha das Aparições, onde leu o Evangelho, em Braille. Concelebraram a Eucaristia dois novos sacerdotes da arquidiocese de Braga, também eles ordenados no último domingo, no Santuário do Sameiro: os padres Fernando Carneiro e Vítor Hugo Silva.

No final da celebração, os fiéis saudaram os padres recém-sacerdotes. A concelebrar a Eucaristua esteve também o monsenhor Joaquim Fernandes, da arquidiocese de Braga, que esta segunda-feira, aos 103 anos de idade, perfaz 74 anos de sacerdócio. Entre a assembleia, não faltaram amigos e familiares do primeiro sacerdote português cego.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.