+ infoAcontecer
Portugal
Férias usadas para apoiar doentes de foro psiquiátrico
Texto J.B. | Foto Juventude Hospitaleira | 13/07/2019 | 15:54
Diversos pontos de Portugal continental e das ilhas vão receber campos de férias que vão colocar os mais novos a apoiar e a animar pessoas doentes
imagem

Os campos de férias do movimento juvenil «Juventude hospitaleira» arrancam no próximo dia 24 de julho, e prolongam-se até ao dia 9 de setembro, passando por sete regiões portuguesas: Telhal, Braga, Areias de Vilar, Idanha-a-Nova, Barcelos, São Miguel e Funchal.

Os responsáveis pela iniciativa indicam que os campos de férias são ocasiões para a manifestação da solidariedade para com o próximo, e para o serviço em benefício dos mais frágeis, tarefas que deverão contribuir para que os participantes possam considerar o seu verão «inesquecível», e para que consigam «ver o mundo de forma diferente».

«Há várias dinâmicas que contagiam o jovem com o vírus da hospitalidade, sobretudo o contacto real com pessoas diferentes ao mesmo tempo iguais, algo que entusiasma muito os jovens que se deixam tocar pelo sofrimento do outro», disse Alberto Mendes, sacerdote. Com o nome «Verão hospitaleiro com São João de Deus», os campos de férias estão concebidos para levar os jovens a descobrir «como é bom estar inteiramente para o outro que precisa», adianta Alberto Mendes.

Segundo o sacerdote dos Irmãos de São João de Deus, os jovens participantes terão «momentos de formação», e vão entrar em contacto com doentes de foro psiquiátrico. «Através de pequenos gestos podemos fazer a diferença tornando-nos mais próximos das pessoas, dando mais sentido a muitas vidas que, por vezes, parece que andam sem norte», lamentou o sacerdote, em declarações à agência Ecclesia. As inscrições para os campos de férias decorrem online.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.