+ infoAcontecer
Mundo
União Europeia investe no combate às alterações climáticas
Texto F.P. | Foto Comissão Europeia | 09/06/2019 | 11:17
Orçamento para 2020 prevê que 21 por cento do total seja destinado a ações de combate às alterações climáticas. A competitividade económica, a juventude e o reforço da segurança e da solidariedade, serão outras das prioridades
imagem
A Comissão Europeia pretende destinar 21 por cento do orçamento da União Europeia (UE) para 2020 ao combate às alterações climáticas. Segundo o plano orçamental apresentado ao Parlamento Europeu, são ainda apontadas como prioridades a competitividade económica, a juventude e o reforço da segurança e da solidariedade.

«O projeto de orçamento para 2020 é a última proposta orçamental da Comissão Juncker e visa continuar a apoiar as prioridades da União Europeia – emprego, crescimento, juventude, alterações climáticas, segurança e solidariedade – e preparar a transição para o próximo ciclo orçamental», explicou, em comunicado, o comissário do Orçamento, Günther Oettinger.

A proposta orçamental prevê 83 mil milhões de euros para impulsionar o crescimento económico, favorecer as regiões europeias e apoiar a juventude, dos quais 13,2 mil milhões serão canalizados para investigação e inovação no âmbito do programa Horizonte 2020.

É ainda proposto um investimento de 2,8 mil milhões de euros para o ensino no âmbito do programa Erasmus+, 117 milhões para a Iniciativa para o Emprego dos Jovens, de modo a apoiar a juventude das regiões onde a taxa de desemprego de jovens é elevada, 1,2 mil milhões para o Galileu, o sistema mundial de navegação por satélite da UE, e 255 milhões para o Programa Europeu de Desenvolvimento Industrial no domínio da Defesa (PEDID), a fim de incentivar as empresas europeias a concertarem esforços no desenvolvimento de tecnologia e produtos de defesa.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.