+ infoAcontecer
Portugal
Filme mostra em Coimbra arquitetura sustentável
Texto J.B. | Foto Steffi Giaracuni | 22/05/2019 | 10:22
A exibição do documentário vai contar com os comentários de um investigador, e será um meio de sensibilização para a necessidade de adotar práticas sustentáveis
imagem

Documentário considerado «poético», relacionado com a construção de casas de barro, bambu, ardósia e pedra de rio, em homenagem ao ambiente natural, vai ser exibido na Casa da Esquina, em Coimbra, na próxima quinta-feira, 23 de maio, a partir das 18h30. Com o nome «Didi Contractor – casando a terra com a arquitetura», o filme revela a combinação de tradições rurais com materiais modernos.

 

Com 81 minutos, a película de Steffi Giaracuni lançada em 2017 dá também a conhecer «edifícios económica e ecologicamente sustentáveis, iluminados e bem ventilados», projetados pela arquiteta Didi Contractor. «O paisagismo é realmente a chave para casar a terra com a arquitetura. Há uma ligação mais profunda que deveria fortalecer a nossa própria ligação», acredita a profissional. O documentário vai contar com os comentários de José António Bandeirinha, do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

Esta será a sétima sessão da segunda edição do «ParaDocma», uma iniciativa que visa dinamizar a cidade dos estudantes, fomentando o diálogo sobre temas ecológicos. O ciclo de cinema é organizado, de forma conjunta, pela Casa da Esquina, a associação Coimbra em Transição (CeT), o Cine Eco Seia e a Oficina de Ecologia e Sociedade do Centro de Estudos Sociais de Coimbra, em colaboração com outras entidades locais.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.