+ infoAcontecer
Portugal
Conventos de Lisboa abertos à população
Texto J.B. | Foto DR | 22/05/2019 | 07:04
Iniciativa «Open conventos» promove visitas guiadas, itinerários e visitas livres aos conventos da capital portuguesa
imagem

O que têm em «comum a Assembleia da República, o Museu Nacional de Arte Antiga, a Cúria Patriarcal ou os Armazéns do Chiado? Todos já foram conventos ou mosteiros». Esta semelhança entre os edifícios está na origem da iniciativa «Open conventos», que arranca na próxima quinta-feira, 23 de maio, e que se prolonga até ao sábado seguinte, 25.

 

Ao longo deste período, a população é convidada a conhecer estes espaços, através de visitas guiadas ao Mosteiro de São Bento da Saúde, atual Assembleia da República, ou ao Mosteiro do Santíssimo Sacramento de Lisboa, atualmente o Comando Territorial de Lisboa da Guarda Nacional Republicana (GNR).

 

No âmbito desta iniciativa estão também previstas visitas livres ao Mosteiro de Nossa Senhora da Nazaré de Lisboa, atual Museu da Marioneta, ao Convento da Madre de Deus, presentemente o Museu Nacional do Azulejo, ao Convento de Santo Alberto, hoje o Museu Nacional de Arte Antiga, e ao Convento do Carmo, atualmente o Quartel do Carmo.

 

O «Open conventos» está ainda na origem que diversos itinerários, que levarão os participantes até aos conventos da Madragoa, Pampulha, Bairro Alto, Chiado e Sant`Ana. O programa do evento contempla também a música e uma tertúlia, podendo ser consultado online. A iniciativa é organizada pelo Patriarcado de Lisboa, que conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia da mesma cidade, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da Câmara Municipal de Lisboa.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.