+ infoAcontecer
Portugal
Histórias de sobreviventes de guerra analisadas em Coimbra
Texto J.B. | Foto CES | 21/05/2019 | 09:20
Iniciativa vai contar com o contributo de especialistas de diferentes nacionalidades, e abordará diversas temáticas associadas aos conflitos
imagem

«Viver para além da guerra» é o nome de um colóquio internacional que vai decorrer na próxima quinta-feira, 23 de maio, na sala um do Centro de Estudos Sociais (CES) de Coimbra, entre as 09h00 e as 17h30. O seminário será uma ocasião para «abordar o lugar das mulheres» nas histórias de guerra coloniais e pós-coloniais, assim como o «silêncio epistémico geral na literatura existente sobre o tema».

Além disso, o encontro colocará em «foco as histórias das guerras, da descolonização e outras histórias, a partir de uma perspetiva de género». Serão abordadas as «vozes sub-representadas» nas guerras coloniais, e serão apresentadas «narrativas de sobreviventes» desses conflitos. Temas como «mulheres nas lutas pela libertação» e «resistência pacífica e armada» também fazem parte do programa.

 

A iniciativa será ainda uma ocasião para escutar «histórias para além das narrativas de heroísmo armado». O «género, raça, classe e sexualidade durante a guerra armada» também é um assunto que estará em destaque, assim como a «literatura, arte e cinema em ambos os lados do conflito».

 

O colóquio vai decorrer no âmbito do projeto «Blend – Desejo, miscigenação e violência: o presente e o passado da guerra colonial portuguesa», do programa de doutoramento «Pós-colonialismos e cidadania global» (CES/FEUC). A iniciativa conta com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.