+ infoAcontecer
Fátima
Santuário de Fátima
Azinheira grande é de interesse público
Texto Lucília Oliveira | Foto Santuário de Fátima | 12/01/2007 | 10:30
A azinheira grande que se encontra ao lado da Capelinha das Aparições foi classificada de "interesse público"
imagem

A Direcção-Geral dos Recursos Florestais considera a sua importância, nomeadamente de valor histórico, enquanto “testemunha das aparições de 1917”.
É um “exemplar de grande simbolismo e devoção. Está tradicionalmente associada às Aparições de Nossa Senhora de Fátima. Vem citada em muitos documentos primitivos referentes às aparições com o nome de ‘azinheira grande’. Os videntes e os peregrinos abrigavam-se à sua sombra para a recitação do rosário, antes das Aparições” salienta a informação enviada ao Santuário de Fátima.
O reitor do Santuário, Luciano Guerra defende que “foi uma feliz ideia” guardar “esta relíquia da propriedade rural chamada Cova da Iria, pertencente aos pais da vidente Lúcia”, aquando da requalificação do recinto, nos anos 50..
A árvore da espécie ‘quercus rotundifolia lamb’, tem cem anos e uma aparência “boa”, diz a Direcção-geral. Mede 13, 50 metros, a circunferência base tem 4 metros e o diâmetro base 1,23 metros. O diâmetro médio da copa da azinheira tem 17,90 metros.
O estatuto de interesse público confere-lhe uma área de protecção de 50 metros de raio a contar da sua base.

comentários
Hugo Martins - 13.Janeiro.2007, 19H03
Parabens ao Santuário e ao Ministério da Agricultura por esta iniciativa de classificar de interees público a Azinheira grande. Desloco-me muitas vazes ao Santuário e admiro a grandeza desta árvore até já a fotografei.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.