+ infoAcontecer
Portugal
Órgão com mais de 200 anos volta a tocar em igreja de Braga
Texto J.B. | Foto «Festival de órgão de Braga» | 06/05/2019 | 08:42
O «Festival de órgão de Braga» vai colocar, pela primeira vez na história, o órgão acompanhado pelo fado e pelo cante alentejano, sem deixar de parte a guitarra portuguesa
imagem

O sexto «Festival internacional de órgão de Braga» tem início já na próxima sexta-feira, 10 de maio. José Rodrigues, diretor artístico do evento, destaca que este «já não passa despercebido», sendo-lhe «reconhecido um lugar de destaque no palco cultural internacional». Na cidade onde existem «cerca de 50» órgãos, este ano, o tema que dominará o evento é «O órgão e a voz», destacando essa «função primordial do órgão de acompanhar os diferentes timbres vocais, nas mais variadas formações e estilos».

 

Segundo José Rodrigues, a edição de 2019 vai procurar «dar a conhecer um pouco mais da união, considerada perfeita, entre o som do rei dos instrumentos e a voz humana». O certame será uma ocasião para escutar intérpretes oriundos de Portugal, Espanha, França e Alemanha, que proporcionarão aos seus ouvintes «momentos musicais irrepetíveis», realça o diretor artístico do festival.

 

«Pela primeira vez na história o órgão estará acompanhado de duas formas tradicionais da música portuguesa, consagradas como Património da Humanidade – o fado e o cante alentejano – que, também com a participação da guitarra portuguesa se apresentarão a par do majestoso som do órgão, também ele um elemento patrimonial ligado à história ocidental», acrescenta José Rodrigues, em comunicado.

 

Depois de um «profundo processo de restauro», será possível voltar a escutar o som do órgão histórico da igreja dos Terceiros, fabricado em 1782, e em diversos concertos soarão «novas composições e obras pela primeira vez apresentadas em Portugal». Nos últimos dias do festival será de esperar a divulgação do primeiro vencedor do «Prémio internacional de composição Pedro de Araújo». O programa detalhado do evento pode ser consultado online.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.