+ infoAcontecer
Fátima
Alunos de Fátima pintam camas usadas pelos peregrinos
Texto J.B. | Foto Santuário de Fátima | 29/04/2019 | 15:19
Os jovens encontram-se dedicados à pintura de camas para pernoita dos peregrinos, e mais à frente vão preparar kits de roupa de cama, distribuir alimentos e recolher lixo
imagem

Alunos que frequentam o Curso Científico-Tecnológico de Design, Cerâmica e Escultura, no Colégio de São Miguel, encontram-se esta segunda-feira, 29 de abril, no Acolhimento de São Bento de Labre, na Cova da Iria, para, em conjunto com os colaboradores do Serviço de Manutenção Geral do Santuário de Fátima, pintarem as camas para pernoita dos peregrinos que se deslocam à Cova da Iria.

Através desta iniciativa, que junta o Santuário de Fátima e o Colégio de São Miguel, pretende-se sensibilizar para a ajuda ao outro. «Estas ações pretendem motivar e sensibilizar os jovens para a prática do voluntariado como uma ação de vontade gratuita que lhes devolve acréscimo de bem-estar e de autoestima», explicou Cláudia Camelo, coordenadora da Comissão para o Voluntariado do Santuário de Fátima, em declarações aos serviços de comunicação do Santuário de Fátima.

Os membros da Comissão para o Voluntariado do Santuário de Fátima pretendem chegar até aos mais jovens e, por isso, estão agendadas diversas iniciativas que envolvem trabalho voluntário com vista à melhoria do acolhimento dos fiéis. Esta iniciativa arrancou a 26 de abril, continua esta segunda-feira, e repete-se a 2 de maio, mas desta vez com uma turma do Curso Científico-Tecnológico de Informática, que terá a missão de preparar os kits de roupa de cama e banho que são disponibilizados aos peregrinos.

Já na noite da vigília da peregrinação internacional de maio, um outro grupo de alunos irá colaborar na oferta de chá e bolachas, que são distribuídos aos cristãos na madrugada. Após à peregrinação, um outro grupo de estudantes ficará encarregue de recolher lixo nos parques de acolhimento do santuário. Está ainda prevista a colaboração dos mais novos na Peregrinação das Crianças, que deverá acontecer a 10 de junho.  

«Estas atividades são benéficas para os alunos porque os ajudam a crescer enquanto pessoas e a respeitar o próximo», considera Carla Luís, professora de Desenho e Pintura, que acompanha os seus alunos nestas tarefas. A docente explica que quando os jovens foram questionados relativamente à participação nesta atividade «foram de facto os primeiros a dizer `sim´, porque gostam de colaborar».

«Eu acho que faz todo o sentido ter sido esta a atividade proposta, porque somos de artes, e isto está de facto relacionado com o que fazemos, muitos de nós em estágio também o fazemos e é sempre bom trabalhar desta forma, explorar os materiais», disse Liliana Alexandre, uma das alunas envolvidas na iniciativa. Para Filipa Frazão, outra estudante que integra o projeto, e que reside em Fátima, poder participar em algo que contribua para melhorar a vida dos peregrinos é «uma excelente ideia porque poder ajudar a proporcionar melhores condições a quem chega após uma viagem cansativa, é de facto muito importante». Os responsáveis pelo Santuário de Fátima pretendem estender estas parcerias aos restantes colégios da região, bem como aos agrupamentos de escolas de Ourém e Leiria e às instituições de ensino superior.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.