Acontecer
Obras de pacifistas apresentadas em Portugal
Texto J.B. | Foto «Cartooning for peace» | 15/04/2019 | 17:31
Ilustrações são um veículo para «preservar a saúde» das democracias e vão estar expostas no sul do país
imagem

Depois de ter passado pela Câmara Municipal de Paris, em França, a exposição «Cartooning for peace», constituída por 20 ilustrações dedicadas à liberdade de imprensa, vai estar pela primeira vez em Portugal, mais especificamente na Galeria de Arte da Praça do Mar, em Quarteira, de 20 de abril a 31 de maio.

 

A mostra «oferece uma visão do trabalho de cartoonistas e ilustradores, defensores pacifistas das nossas sociedades, que são regularmente alvo de ataques em todo o mundo», explicam os serviços de comunicação da Câmara Municipal de Loulé. «Através do riso, estes corajosos criadores mostram-nos o caminho: pelas armas pacíficas do lápis, do pensamento livre e do humor, ajudam a preservar a saúde das nossas democracias quando elas estão ameaçadas», acrescenta o organismo.

 

A exposição insere-se no programa da quinta edição dos Encontros do Festival DeVIR, que apela à defesa da liberdade de expressão. A mostra é levada a cabo pela «Cartooning for peace», uma associação sem fins lucrativos, que reúne cartoonistas de todo o todo o planeta. Criada por Kofi Annan e Plantu, a associação procura fomentar o desenho satírico, cartoon e ilustração, como meio de consciencialização para a paz. A exposição é ainda o resultado da edição do «livro comemorativo dos dez anos da associação». A mostra poderá ser conhecida de terça-feira a sábado, entre as 09h30 e as 13h30, e entre as 15h00 e as 18h00. A entrada é livre.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.