+ infoAcontecer
Fátima
Peça «Hail Mary» em estreia absoluta na Cova da Iria
Texto J.B. | Foto «Nova Era Vocal Ensemble» | 13/02/2019 | 12:13
A obra foi especialmente composta para apresentar ao público no decorrer das comemorações associadas à Festa Litúrgica dos Pastorinhos de Fátima
imagem

O quinto «Concerto evocativo dos três pastorinhos de Fátima» será protagonizado pelo grupo «Nova Era Vocal Ensemble», que vai estrear a peça «Hail Mary», na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no próximo dia 17 de fevereiro, pelas 15h30, no âmbito das comemorações associadas à «Festa dos santos Francisco e Jacinta».

A peça composta propositadamente para esta atuação «diz respeito à oração que saúda a Virgem Maria nos momentos da sua anunciação e visitação», e «pretende retratar os louvores dos fiéis à Virgem Maria, através de momentos de maior ou menor densidade harmónica e textual, consoante a visão pessoal sobre o significado de cada verso do texto», lê-se na folha de sala. A obra central do programa a decorrer em Fátima diz respeito à apresentação pelo grupo «Nova Era Vocal Ensemble» da Missa para dois coros de Frank Martin, considerada umas das mais marcantes peças corais do século XX.

«Entre cada um dos andamentos da missa serão interpretadas obras de compositores contemporâneos, tais como Arvo Pärt, John Tavener, Sandström e João Fonseca e Costa. Todos os compositores mencionados têm em comum uma profunda ligação à música sacra», destacam os serviços de comunicação do Santuário de Fátima. O grupo «Nova Era Vocal Ensemble» tem como principal missão divulgar a música contemporânea. A formação musical conta com 24 cantores. A direção do coro está a cargo do maestro João Barros. A entrada é livre.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.