+ infoAcontecer
Fátima
Paróquia dos pastorinhos em festa
Texto J.B. | Foto Lusa | 12/02/2019 | 17:31
Cristãos da paróquia onde os pastorinhos foram batizados preparam semana de oração e confraternização com atividades dinamizada pelas crianças e jovens da catequese, visitas guiadas, e um vídeo da transladação dos restos mortais da mais velha das videntes
imagem

A Festa Santos Francisco e Jacinta é celebrada a 20 de fevereiro, mas na paróquia onde os videntes nasceram e foram batizados, as comemorações dão vida à já tradicional «Semana dos pastorinhos», que vai decorrer entre os próximos dias 13 e 20, com diversos momentos de oração, reflexão e confraternização, reunindo cristãos de todas as idades.

 

A iniciativa arranca no dia do falecimento da irmã Lúcia de Jesus, estando prevista nessa data uma visita guiada à casa e quintal da mais velha das videntes, em Aljustrel, e a recitação do terço, junto da eira da sua residência. No dia seguinte, 14, terão lugar “24 horas de adoração” na Igreja Matriz de Fátima, e pedir-se-á a “graça da beatificação da irmã Lúcia”. Quinze de fevereiro é dia de confissões na Igreja Matriz e de uma conferência orientada por Rui Marto, pároco de Fátima, dedicada ao tema «Quem foi a irmã Lúcia? rasgos da sua personalidade».

 

Sábado, 16, será especialmente dedicado às crianças e adolescentes que frequentam a catequese paroquial de Fátima. Está prevista uma Eucaristia com a comunidade catequética, seguida de um «vídeo da transladação dos restos mortais da irmã Lúcia». Não faltará um «mercadinho» para reunir fundos para que os adolescentes do 10.º ano e outros jovens possam rumar à Terra Santa. As confissões também se poderão fazer neste dia.

 

A Eucaristia de domingo, 17, assumirá uma dimensão especial, uma vez que estão previstas as «promessas dos escuteiros». No dia seguinte terá lugar uma visita guiada à Igreja Matriz, e na terça-feira, 19, será tempo de realizar uma «visita guiada à escola da irmã Lúcia». A «Semana dos pastorinhos» encerrará no dia da Festa litúrgica dos santos Francisco Marto e Jacinta Marto, estando prevista uma Eucaristia solene da festa. A semana dedicada aos pequenos videntes contará também com diversas Eucaristias e a oração do terço. Os horários de cada um destes momentos podem ser consultados online.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.