+ infoAcontecer
Portugal
Jovens chamados a tornarem-se próximos dos outros
Texto J.B. | 11/02/2019 | 10:28
Numa cidade da região das Beiras, os alunos portugueses vão ser desafiados a `abeirarem-se´ uns dos outros, da natureza e de Deus

Viseu, uma cidade portuguesa da região das Beiras, vai receber «um número máximo de 2000 alunos» de todo o país, nos próximos dias 26 e 27 de abril. Os estudantes vão deslocar-se àquela zona para participarem na nona edição do «Encontro Nacional de Alunos de Educação Moral e Religiosa Católica do Ensino Secundário» (ENES).

 

O local do encontro está na origem do tema que orientará as atividades: «Abeira-te!» O mote para a iniciativa mostra a intenção dos seus organizadores – «criar um espaço onde os alunos do ensino secundário se abeirem de si próprios, dos outros, da natureza e de Deus» – explicam os responsáveis pela iniciativa num comunicado citado pelos serviços de comunicação do Secretariado Nacional da Educação Cristã.

 

Segundo os organizadores, existe a necessidade de formar os mais novos na dimensão do «ser vizinho, tornar-se próximo do outro». Através de uma carta direcionada aos docentes de EMRC, os membros da equipa nacional de Educação Moral e Religiosa Católica explicam que a iniciativa é também uma oportunidade para «conhecer a cidade de Viseu, as suas referências históricas e culturais na identidade portuguesa» e fomentar momentos de «reflexão sobre cada realidade para selecionar o essencial».

 

A iniciativa decorreu já nas cidades de Lisboa, Porto, Braga, Beja, Leiria, Lamego, Aveiro e Tomar, com as inscrições a serem dadas como encerradas uma hora depois de terem iniciado, devido ao registo de um grande número de participantes. O encontro poderá ser acompanhado nas redes sociais, através da hashtag #IXENES.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.