+ infoAcontecer
Mundo
Tsunamis causaram 250 mil mortes em 20 anos
Texto F.P. | Foto Lusa | 06/11/2018 | 15:10
Custos económicos deste tipo de fenómeno ultrapassam os 245 mil milhões de euros. Secretário-geral da ONU apela a uma maior preparação para minimizar o impacto devastador dos tsunamis
imagem
«Os tsunamis são raros mas devastadores», afirmou esta semana o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, numa mensagem onde pede uma maior preparação internacional para enfrentar o impacto deste tipo de desastre natural, que causa cada vez mais mortes, mais prejuízos e impede o desenvolvimento.

Recordando o mais recente tsunami na ilha de Sulawesi, na Indonésia, que causou mais de duas mil vítimas mortais, cerca de 200 mil deslocados e danos estimados em cerca de 800 milhões de euros, o líder da ONU considera vital existir mais preparação para estes possíveis desastres, para evitar o aumento da pobreza extrema.

É necessário «enfatizar novamente a importância da prevenção e preparação para desastres, incluindo o alerta precoce e a educação pública; da ciência compreender e prever os tsunamis, e do desenvolvimento tomar em conta o risco em zonas sísmicas e zonas costeiras expostas», sublinhou Guterres.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.