+ infoAcontecer
Fátima
Recital e palestra dedicados à Virgem Maria
Texto J.B. | Foto Santuário de Fátima | 08/11/2018 | 18:20
O último «Encontro na Basílica» do ano pastoral 2017/2018 vai contar com um recital e com uma palestra dedicada à imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima
imagem

Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário de Fátima, vai dinamizar a palestra «A imagem peregrina da Virgem de Fátima e o seu papel no anúncio da mensagem da Cova da Iria». A intervenção do profissional está agendada para o próximo dia 11 de novembro, e terá início pelas 15h30.

A palestra terá lugar na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, sendo a última de cinco «Encontros na Basílica», previstos para o ano pastoral 2017/2018. Segundo Marco Daniel Duarte, os peregrinos «poderão ter perceção de que o dia 13 de maio de 1947 ficará na história de Fátima como o início da grande epopeia que poderia legendar-se a partir do seguinte mote: a imagem da Virgem de Fátima faz-se peregrina dos seus peregrinos».

O profissional defende que a imagem de Nossa Senhora tem um papel importante, que «avaliado à distância que se exige ao historiador, a passagem da escultura branca pelos diferentes pontos do globo — em menos de uma década já tinha estado em todos os continentes — mostra-se como fortíssima estratégia pastoral para a difusão da Mensagem da Cova da Iria, a partir da qual se pode percecionar a receção e a inculturação do culto mariano e, nalguns casos, do próprio catolicismo contemporâneo a uma escala global». Depois da intervenção de Marco Daniel Duarte terá lugar um momento musical, protagonizado pelo coro polifónico Eborae Mvsica, sob direção de Eduardo Martins.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.