+ infoAcontecer
Mundo
Pietà com iluminação nunca antes vista
Texto J.B. | Foto V.N. | 03/11/2018 | 15:51
O novo projeto de iluminação vai permitir aos visitantes «contemplar a plena beleza da fé de Michelangelo», acredita o Vaticano
imagem

A obra «La Pietà» conta agora uma «nova iluminação», definida também sob «um ponto de vista científico», e que «permite admirar e compreender melhor o valor universal da obra de Michelangelo», indica Angelo Comastri, cardeal e presidente da Fábrica de São Pedro.

«A `Pietà´, na verdade, é a fé de Michelangelo esculpida no mármore. O artista quis destacar no jovem rosto de Maria uma mensagem sempre atual: evitar o pecado é a único verdadeiro cuidado da beleza e da juventude perene. Agora o trabalho pode ser apreciado ainda mais», realçou o responsável, citado pelos serviços de comunicação do Vaticano.

Por sua vez, Pietro Zander, diretor do Departamento de Conservação e Restauração da Fábrica de São Pedro, destaca a importância que o «fator de luz» assumiu nesta iniciativa. «É muito importante. Michelangelo pensara cuidadosamente, com valores muito baixos de iluminação, alisando cuidadosamente as superfícies de mármore para que poucas velas pudessem fazer resplandecer o conjunto de mármore. É a primeira vez que a Fábrica de São Pedro a ilumina com tanta atenção», defende.

O novo projeto de iluminação levou à substituição dos equipamentos anteriores por outros que utilizam a última geração de fontes de LED, recorre a soluções compactas com menor carga visual, «com tons quentes de branco», assumindo um «alto rendimento cromático», adianta o Vaticano, salientando que esta se trata de uma «iluminação nunca antes vista e que possibilitará aos olhos do mundo contemplar a plena beleza» de uma obra executada «por um ainda muito jovem Buonarroti, aos 20 anos de idade». Executada entre 1497 e 1499, «La Pietà» pode ser contemplada na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.