+ infoAcontecer
Portugal
Saúde
Novo projeto beneficia pessoas com Alzheimer
Texto J.B. | Foto A.S. | 28/10/2018 | 13:26
Iniciativa inovadora será alvo de um apoio que permitirá àqueles que sofrem de Alzheimer lidar melhor com as consequências da doença
imagem

O projeto de cozinha terapêutica «Já cheira a esturro» vai receber um apoio de cinco mil euros e será implementado em 2019, levando até ao edifício central do Lar do Centro Social e Paroquial do Padrão da Légua, em Matosinhos, uma nova cozinha doméstica, mobilada com os equipamentos necessários à manipulação, preparação e confeção de alimentos crus e cozinhados.

Através de atividades culinárias regulares, o projeto visa estimular as pessoas com Alzheimer, avivando sensações e aplicando hábitos antigos. Ao aplicar competências adquiridas no passado, pretende-se tornar a atual realidade livre da solidão e do isolamento social.

O Lar do Centro Social e Paroquial do Padrão da Légua conta com 100 residentes. Já o Centro de Dia acolhe, em média, 30 utentes a cada dia. Entre as 100 pessoas residentes, 56 por cento sofrem de Alzheimer. Dos 30 utentes, 67 por cento sofrem com esta doença. Serão estas pessoas as principais beneficiárias da iniciativa.

O apoio que chega agora até esta instituição acontece porque esta iniciativa de cozinha terapêutica  saiu vencedora do «Concurso de projetos solidários», promovido pelo Mar Shopping Matosinhos, com o objetivo de comemorar o seu décimo aniversário e dar resposta às necessidades da comunidade onde o estabelecimento se insere.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.