+ infoAcontecer
Fátima
Peregrinação internacional aniversária de outubro
«Estou muito reconhecido aos missionários portugueses»
Texto F.P. | 12/10/2018 | 15:10
Bispo de Hiroxima agradece o convite para presidir às celebrações do 12 e 13 de outubro, no Santuário de Fátima, sobretudo pela importância que tem para «uma pequena Igreja» como a japonesa
A poucas horas do início da última peregrinação internacional aniversária do ano, para a qual são esperados milhares de peregrinos na Cova da Iria, o bispo da diocese japonesa de Hiroxima, Alexis Shirahama, deixou um elogio ao Santuário de Fátima e ao Papa Francisco pela atenção que têm dedicado à Igreja Católica na Ásia.

«A diocese de Hiroxima tem consciência que deve rezar e trabalhar pela paz no mundo. A Mensagem de Fátima, de Nossa Senhora de Fátima, pede orações pela paz no mundo, durante a I Guerra Mundial. Como bispo de Hiroxima, com todos os fiéis, com os leigos, queremos rezar juntos com as pessoas de Fátima, com as pessoas de todo o mundo pela paz», disse o prelado, em declarações à agência Ecclesia.

Aproveitando a presença em Fátima, Alexis Shirahama recordou também a ligação histórica do catolicismo português ao Japão, dinamizado pelos missionários. «Os portugueses levaram o cristianismo ao Japão e estou muito reconhecido aos missionários portugueses», afirmou o bispo, lembrando que após a expulsão dos missionários portugueses em 1639, o cristianismo nipónico entrou numa vivência de clandestinidade que se prolongou até à reabertura do império ao Ocidente, na segunda metade do século XIX.

Depois de ter convidado este ano o bispo emérito de Hong Kong e o bispo de Hiroxima, para presidirem às peregrinações de maio e outubro, respetivamente, o Santuário de Fátima vai prosseguir em 2019 com as atenções viradas para as comunidades católicas da Ásia. Assim, para o próximo ano, a peregrinação de maio deverá ser presidida pelo arcebispo de Manila, e a de outubro pelo arcebispo de Seul.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.