+ infoAcontecer
Mundo
Aumento alarmante de casos de cancro
Texto F.P. | Foto DR | 12/09/2018 | 17:37
Centro de investigação internacional estima que o ano de 2018 termine com 18,1 milhões de novos casos de cancro em todo o mundo. Em Portugal, este número poderá atingir os 58 mil
imagem
Os dados apresentados esta quarta-feira, 12 de setembro, pela Agência Internacional para a Investigação do Cancro (IARC, na sigla em inglês), indicam que a doença continua a evoluir de forma «alarmante» em todo o mundo. Prevê-se que um homem em cada cinco, e uma mulher em cada seis, desenvolverão um cancro durante a sua vida, enquanto que um em cada oito homens e uma em cada 11 mulheres morrerá desta enfermidade.

O cancro do pulmão é de longe o mais mortífero, com 1,8 milhões de mortes previstas este ano, seguido do cancro colorretal, do estômago e do fígado. Quase metade dos novos casos e mais de metade das mortes por cancro no mundo em 2018 terão lugar na Ásia, principalmente na China.

Em Portugal, o número de novos casos de cancro ultrapassará este ano os 58 mil, com as mortes por doença oncológica a ascenderem a quase 29 mil. Segundo a IARC, um organismo tutelado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), um quarto da população portuguesa está em risco de desenvolver cancro até aos 75 anos e 10 por cento corre risco de morrer de doença oncológica.

«Estas novas cifras mostram que há muito por fazer para responder ao aumento alarmante da carga mundial de cancro e que a prevenção deve desempenhar um papel chave», alerta Christopher Wild, diretor da IARC.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.