+ infoAcontecer
Fátima
Solidariedade leva novas viaturas a bombeiros de Fátima
Texto J.B. | Foto Município de Ourém | 04/07/2018 | 17:33
Veículo plataforma de 43 metros foi adquirido graças à boa vontade de todos quantos contribuíram para campanha de solidariedade
imagem

O 15.º aniversário dos Bombeiros de Fátima ficou marcado pela bênção de dois veículos novos colocados ao serviço da corporação: uma ambulância de socorro e um veículo plataforma, com 43 metros, cuja «aquisição resulta da boa vontade e solidariedade de várias instituições religiosas, empresas e forças vivas da região, que apoiaram a compra aderindo à campanha `Degrau a degrau´», lê-se em comunicado.

 

A bênção dos novos veículos foi concedida por António Sousa, capelão do Santuário de Fátima, e por António Pereira, também sacerdote, no passado sábado, 30 de junho. «Quero agradecer ao santuário na pessoa do senhor reitor, padre Carlos Cabecinhas; às empresas, nas pessoas dos seus administradores, e também aos particulares pela solidariedade para com a causa do bem comum de todos nós. A todos vós, Fátima está grata», disse Amorim Gonçalves, presidente da direção dos Bombeiros de Fátima, destacando a importância do trabalho da associação humanitária.

 

«Todos fazem parte desta história: bombeiros, órgãos sociais e a população. Os nossos bombeiros conseguiram, com distinção, assegurar a proteção e socorro, não só às pessoas que cá estão no dia a dia, mas também aos milhões de peregrinos e turistas que nos visitam todos os anos. Só no ano passado os Bombeiros Voluntários doaram 17 250 horas à corporação», destacou o responsável, sem esquecer os familiares daqueles que se dedicam à corporação.

 

«Além de valorizar e reconhecer o esforço dos bombeiros, devemos também homenagear o esforço das suas famílias! Estas apoiam e incentivam os bombeiros na sua missão de proteção e socorro. Por isso, o nosso muito obrigado aos que estão lá em casa, nomeadamente aos pais, às esposas, aos maridos e aos filhos», realçou Amorim Gonçalves. Segundo o presidente da associação humanitária, novos desafios se impõem agora: o investimento no reforço e qualificação dos recursos humanos, nos meios técnicos e operacionais e em instalações adequadas.

 

No que concerne aos recursos humanos, Amorim Gonçalves realçou a recente entrada de cinco bombeiros com vínculo profissional e as novas apostas na associação. «Hoje damos posse a 13 novos bombeiros voluntários, os quais são promovidos desta forma na sua carreira; de igual forma são promovidos nove bombeiros de terceira para bombeiros de segunda. Temos ainda em formação 12 novos estagiários», demonstrou.

 

O responsável destacou também a condecoração «de 41 bombeiros com as medalhas de assiduidade da Liga dos Bombeiros Portugueses» e a intenção de criação «da escola de bombeiros com turmas de infantes, cadetes e estagiários, que terá início no próximo ano letivo». Já o investimento nos meios técnicos e operacionais manifesta-se, desde já, através da aquisição do veículo plataforma.

 

Quanto ao investimento em novas instalações, Amorim Gonçalves deu conta das recentes melhorias às instalações, com vista ao «aumento da operacionalidade», e informou que se encontra «a decorrer um estudo quanto à melhor localização possível do novo quartel dos bombeiros voluntários de Fátima».

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.