+ infoAcontecer
Mundo
Aumentam agressões físicas e verbais a idosos
Texto F.P. | Foto Gerd Altmann | 15/06/2018 | 11:09
Um em cada seis idosos com mais de 60 anos foi vítima de algum tipo de abuso no ano passado. Como a população idosa deverá duplicar até 2050, prevê-se o aumento dos abusos
imagem
A violência contra idosos ainda é pouco mencionada nas investigações e não faz parte das prioridades dos planos nacionais de ação, apesar do número de casos reportados às autoridades ser preocupante. Um em cada seis idosos com 60 anos ou mais foi vítima de algum tipo de abuso em 2017, mas estes dados devem pecar por defeito, já que apenas um entre 24 casos é denunciado, alertam as Nações Unidas, a propósito do Dia Mundial da Consciencialização sobre Abuso de Idosos, que se assinala esta sexta-feira, 15 de junho.

Segundo Rosa Kornfeld-Matte, especialista independente da ONU sobre direitos humanos das pessoas mais velhas, o abuso de idosos pode causar ferimentos físicos graves, além das consequências psicológicas. Muitos dos idosos são vítimas dos próprios familiares ou cuidadores, o que torna mais difícil, por exemplo, detetar as situações de abuso financeiro.

Como a população global de pessoas a partir dos 60 anos deverá duplicar até 2050, chegando aos dois mil milhões de pessoas, a especialista da ONU prevê que os abusos físicos e verbais também deverão aumentar. Neste sentido, pede mais vigilância e apoio às vítimas, para que os casos sejam denunciados às autoridades, e mais atenção a este problema por parte da comunidade internacional.
Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.