+ infoAcontecer
Fátima
Preocupações ecológicas manifestadas em Fátima
Texto J.B. | Foto ISCF | 13/06/2018 | 09:09
Peregrinação à Cova da Iria será uma ocasião para apresentar um momento cénico sobre as problemáticas ambientais e formas de as superar
imagem

A encíclica «Laudato Si», através da qual o Papa Francisco aborda as problemáticas ambientais, é o ponto de partida para a décima edição da Peregrinação Nacional da Família Blasiana ao Santuário de Fátima, que vai realizar-se no próximo domingo, 17 de junho, entre as 10h00 e as 17h00, sob o lema «Cuidar a casa comum – a nossa missão».

 

A jornada será uma ocasião para «orar, celebrar, conviver, partilhar e robustecer» os laços de pertença a um movimento dedicado à proteção das famílias. «A família é o lugar privilegiado para o desenvolvimento de uma cidadania ecológica e integral capaz de construir uma relação de reciprocidade responsável entre os vários elementos que constituem a natureza», refere Alice Cardoso, coordenadora geral do Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF).

 

A responsável pelo movimento destaca a importância de uma «educação integral», que deve iniciar logo na infância, com apelos à «utilização mais racional e responsável dos recursos da natureza», à prática da «reciclagem», e à adoção de «medidas preventivas» pelo bem-estar de todos os cidadãos do mundo.

 

Durante a manhã da jornada, os fiéis ligados à Família Blasiana vão participar no programa oficial do Santuário de Fátima, envolvendo-se na recitação do terço e na Eucaristia internacional. De tarde, o Centro Pastoral Paulo VI acolherá um momento de «animação/mensagem» sobre «uma realidade deste planeta que urge cuidar para que no futuro as novas gerações possam crescer num harmonioso abraço entre o homem e a natureza», realça Alice Cardoso, num comunicado citado pela agência Ecclesia.

 

A Família Blasiana é formada pelo Instituto Secular das Cooperadoras da Família, a Obra de Santa Zita, o Centro de Cooperação Familiar, o Movimento por um Lar Cristão e o movimento juvenil Focos de Esperança. Todos estes organismos adotam o carisma de Alves Brás, fundador de várias cbras católicas dedicadas ao cuidado para com as famílias.

Qual é a sua opinião?
Login
Email: Palavra-chave:
Esqueceu-se da sua palavra chave?
Registar
Comentário sujeito a aprovação.